Busca no Site
Menus do Site

COBAP - Desabafa com o reajuste dos aposentador e a queda do Fator

Afiando a Língua - Bom dia! Aposentados e trabalhadores fizeram barba e cabelo ontem na Câmara dos Deputados. Conquistaram 7,71% para quem ganha mais de um salário mínimo e inacreditavelmente derrubaram o famigerado Fator Previdenciário. Foram duas vitórias fantásticas, inesquecíveis. Projetos serão agora reavalizados pelos 81 senadores, que certamente irão ratificar a decisão. Depois do Senado, será a vez da sanção ou veto do Presidente da República. Quem viver, verá!

Comemoração sem Acomodação - Com forte apelo popular, em um ano eleitoral, os deputados federais transferiram para Luiz Inácio Lula da Silva o eventual desgaste político de vetar a proposta do reajuste de 7,71% aos aposentados e a extinção do Fator Previdenciário. Exatamente 323 parlamentares votaram pelo fim do fator e 80 disseram não, dois se abstiveram; ao todo, 463 deputados estavam em plenário. A pressão agora será forte para evitar os vetos. Se Lula vetar, quem sofrerá as consequências nas urnas será sua candidata Dilma Rousseff.

Redenção de Temer - E por falar em Dilma, ela acaba de oficializar seu vice. Como já era esperado, a vaga é do presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, líder nacional do PMDB. Temos que reconhecer que Temer se redimiu com milhões de aposentados, demonstrando firmeza ao colocar em votação as emendas de interesse da categoria. Eleição faz milagre... 

Valeu, Warley  - O deputado Dagoberto foi feliz em sua fala ao dedicar as vitórias obtidas a COBAP, destacando o compromisso do presidente Warley Martins com os trabalhadores e aposentados. Realmente temos que tirar o chapéu para todos os dirigentes da COBAP, que desenterraram projetos que há anos estavam esquecidos nas gavetas do legislativo. Como costuma dizer Warley, "para cozinhar o feijão é preciso pressão".

Perseverança de Calixto - Aos 81 anos de idade, o líder sindical José Calixto Ramos deu uma verdadeira aula de garra e vivacidade. Após caminhar quilômetros na "Marcha dos Aposentados" pela Esplanada, ele ficou até altas horas da noite nas galerias da Câmara. Não arredou o pé. Acompanhou cada voto, cada discurso. Calixto mostrou mais uma vez que é um homem valente, lutador e muito sensato. O presidente da Nova Central é como o vinho, quanto mais velho torna-se melhor.

Sérgio Carneiro vota com coração - Assim que encerrada as votações, o procurador geral da Câmara, deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT) fez questão de cumprimentar pessoalmente o presidente e o vice da COBAP, Warley Martins e José Ribeiro Vasconcellos pela vitórias magistrais obtidas em plenário. O parlamentar baiano provou que é um poderoso aliado dos aposentados e trabalhadores, mostrando coragem ao votar em favor das categorias, mesmo correndo o risco de sofrer sanções ou retalições do Governo. Podem escrever: esse homem tem futuro...

Pioneirismo de Paim - Jamais poderíamos deixar de mencionar a incessante luta do senador Paulo Paim (PT), autor dos principais projetos que melhoram de forma efetiva a vida de milhões de trabalhadores e aposentados. Ele ficou emocionado com as vitórias na Câmara e quase nem dormiu esta noite de tanta euforia. Caberá agora a Paim novamente costurar a aprovação das propostas no Senado. Que bem seria que pelo menos um décimo dos políticos brasileiros tivessem o mesmo comportamento de Paim.

Experiência Vale Ouro - Em sua 6ª legislatura, o deputado federal Arnaldo Faria de Sá (PTB) foi um verdadeiro gigante nos bastidores do plenário. Articulou votos das base aliada e governista e bateu de frente com aqueles que pretendiam enrolar novamente a votação. Subiu muitas vezes as galerias pedindo calma aos aposentados. Na dosagem certa e com diplomacia, Arnaldo provou que sua experiência prevaleceu sobre o antagonismo do líder Cândido Vaccarezza (PT).

Entidades Unidas - Uma andorinha sozinha não faz verão, ou seja, para conquistar o reajuste de 7,71% aos aposentados e o fim do Fator Previdenciário, a COBAP uniu forças com o Fórum Sindical dos Trabalhadores (FST), Nova Central, Força Sindical, Sindicato Nacional dos Aposentados, CTB, Conlutas, CGTB e UGT. Não poderíamos deixar de mencionar o apoio recebido das federações e das associações.

E tem a última - Dedico a coluna de hoje ao saudoso companheiro Vicente Fernandes Barbosa, dirigente pernambucano da COBAP que partiu dessa vida deixando imensa saudade. Lá do céu o amigo certamente esteve acompanhando a votação. A ele também dedicamos essa vitória. Agradeço a atenção de você internauta, desejando-lhe um ótimo dia repleto de realizações. Fique com Deus!

Fonte: COBAP

Tecnologia Site Inteligente Home : Contato : Mapa do Site